Estônia

Entre as quinze ex-repúblicas soviéticas, hoje países independentes, a Estônia é a que possui a maior renda per capita, cerca de 5 380 dólares. Tem uma área de 45 100 km² e uma população de 1 330 000 habitantes (2007). A capital é a cidade de Tallin.
O setor econômico predominante é a indústria, seguida pelo setor terciário e pela agropecuária. Os principais ramos industriais do país são de maquinaria, elétrico e eletrônico, têxtil e de processamento de pescado. O sistema de governo da Estônia é o parlamentarismo, sua língua oficial é a estoniana.
Antes de conseguir a sua independência, a Estônia sofreu 52 anos por ocupação soviética, durante esse período foram feitos muitos movimentos de revolta e até guerrilha, mas todos foram suprimidos pelo governo de Moscou. Durante os primeiros 22 anos de independência, a Estônia passou por uma conturbada vida política com dissolução de partidos e o primeiro presidente sendo eleito apenas em 1938. Mas no aspecto cultural, foi um período muito forte, com a criação de muitas escolas. Mas devido a essa política de neutralidade, a Estônia foi alvo da ocupação durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas em 1989, com a queda da União Soviética, a Estônia aumentou seus laços comerciais com o resto do leste Europeu, e obteve um alto crescimento econômico nos anos 2000. Teve seu ingresso aceito na OTAN em 29 de março e na União Européia em 1 de maio de 2004.



Fotos

Voltar