Europa
Tráfego aéreo ainda sofre transtornos após caos na Europa
Após uma semana de paralisações totais ou parciais em cerca de 20 países europeus, causadas pelas cinzas do vulcão islandês, o desafio agora é logístico. A retomada dos mais de 95 mil voos cancelados nos últimos seis dias congestiona os aeroportos das principais capitais europeias, e a capacidade de absorver os atrasos é limitada.
Controladores aéreos suspenderam todas as restrições no espaço aéreo da Alemanha nesta quarta-feira. A agência de aviação alemã, Deutsche Flugsicherung, informou hoje que a melhora nas condições do tempo permitiu a reabertura completa do espaço aéreo do país. Segundo a agência, a concentração de cinzas vulcânicas "diminuiu consideravelmente" e deve continuar a se dispersar devido às condições meteorológicas.
O ministro de Transportes da França, Dominique Bussereau, disse que o tráfego aéreo deve voltar ao normal antes do final de semana, já que autoridades da aviação aumentaram os corredores onde as aeronaves podem trafegar. O espaço aéreo dos países bálticos --Lituânia, Estônia e Letônia-- também foram reabertos hoje.
Notícia do dia 21/04/2010.
Estônia
A Estônia e a Finlândia vão iniciar estudos para a construção do maior tunel submarino do mundo, permitindo unir suas capitais, Tallin e Helsinque, sob o mar Báltico.